Notícia
Política
Colunas
Coluna do Estadão
Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia. Com Eduardo Barretto e Iander Porcella
Favorito para presidir a CBF responde a processo por fraude em hospital público
Segundo MP, Samir Xaud atuou para falsificar documentos quando era diretor-geral do Hospital Geral de Roraima; procurado, Xaud diz que processo por improbidade administrativa não mostra ‘qualquer indício de irregularidade’
PUBLICIDADE
Por Eduardo Barretto
17/05/2025 | 12h47
O médico Samir Xaud, favorito para presidir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responde a um processo de improbidade administrativa por supostas fraudes quando era diretor-geral do Hospital Geral de Roraima (HGR). Segundo o Ministério Público (MP) estadual, Xaud e outros seis gestores atuaram na falsificação de documentos para simular serviços e geraram um prejuízo de R$ 1,4 milhão ao governo do Estado. A ação tramita na Justiça de Roraima.
Procurado pela Coluna do Estadão, Samir Xaud afirmou, por meio de seus advogados, que o processo não mostra “qualquer indício de irregularidade” de Xaud, e que isso será demonstrado à Justiça. Acrescentou que não há impedimento legal para assumir cargos em entidades associativas, em referência à CBF. Leia a íntegra do comunicado ao fim desta reportagem. Procurada, a CBF não respondeu.
PUBLICIDADE
A CBF elegerá seu novo presidente no próximo dia 25. O então comandante da entidade, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo na última quinta-feira, 15. Até a eleição, a confederação é gerida pelo interventor Fernando Sarney. Eleito para presidir a Federação Roraimense de Futebol (FRF) a partir de 2027, Samir Xaud tem ganhado força para assumir a CBF e é o mais cotado na disputa, como mostrou o Estadão.
Hospital pagou por serviços inexistentes, diz MP
O processo por improbidade administrativa contra Xaud foi movido no fim de 2023 pelo Ministério Público de Roraima, com base em uma apuração do Tribunal de Contas do Estado. O MP apontou um “expediente fraudulento” de gestores do Hospital Geral de Roraima entre 2017 e 2020 para favorecer indevidamente a empresa Coopebras, por meio de documentos falsos. A ação segue tramitando.
Essas falsificações, de acordo com o MP, visavam a pagar a companhia por serviços não prestados, como plantões médicos, exames, cirurgias e uso de equipamentos hospitalares. O prejuízo aos cofres públicos foi estimado em R$ 1,4 milhão e deve ser restituído pelos acusados de improbidade, pediu o Ministério Público.
Publicidade
Além de Xaud, que era diretor-geral do HGR, foram acusados outros diretores do hospital público e fiscais de um contrato da Secretaria de Saúde de Roraima com a empresa suspeita de receber verba irregularmente.
“Associado ao desfalque patrimonial sofrido pelo Estado de Roraima, tem-se flagrante atentado aos referidos princípios norteadores da atuação dos agentes públicos, cometido de forma intencional, deliberada, com evidente má-fé, evidenciada pelo expediente fraudulento que empregaram para permitir o desvio de finalidade e, consequentemente, os pagamentos indevidos em favor da Coopebras”, escreveu o promotor Igor Costa.
Cotado para presidir CBF, Samir Xaud foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol no triênio 2027-2030 Foto: FRF/Divulgação
Para o promotor, os gestores do hospital, incluindo Xaud, “foram os responsáveis por informar serviços médicos (atendimentos, exames ou procedimentos cirúrgicos) que sequer foram comprovadamente prestados em favor da população roraimense”.
Leia a íntegra da nota da defesa de Samir Xaud:
“O Escritório Morais Advogados esclarece que o processo em questão não apresenta qualquer indício de irregularidade por parte do Dr. Samir Xaud, cuja conduta — tanto na vida pública quanto na privada — sempre foi pautada pelo estrito cumprimento das leis da República. Tal circunstância será devidamente demonstrada nos autos, no momento oportuno.
Ressaltamos, ainda, que não existe qualquer impedimento legal ou judicial que obste o Dr. Samir Xaud de assumir ou exercer funções públicas ou cargos em entidades associativas.
Publicidade
O histórico de integridade e compromisso público marca a trajetória do Dr. Samir Xaud. Ao longo de sua carreira, sempre atuou com transparência, responsabilidade e respeito às instituições, sendo reconhecido por sua conduta ética e dedicação ao interesse coletivo."
Compartilhar
Siga nas redes
Encontrou algum erro?Entre em contato
Tudo Sobre
CBF [Confederação Brasileira de Futebol]
Ednaldo Rodrigues
futebol
Fernando Sarney
Justiça
Roraima [estado]
Comentários
Os comentários são exclusivos para cadastrados.
Crie sua conta grátisJá tem conta? Faça o login
Últimas: Política
Lula pega Boulos pelo braço, e PT desconfia: será ele seu herdeiro político ao Planalto?
18/05/2025 | 03h00 | Roseann Kennedy | Iander Porcella
Vagas na Câmara: ampliação ignora proporcionalidade e leva projeto à mira do STF
18/05/2025 | 02h37 | Hugo Henud
Ampliação de vagas na Câmara ignora proporcionalidade e leva projeto à mira do STF; entenda
18/05/2025 | 00h15 | Hugo Henud
Gilson Machado pede Pix para pagar advogados e médicos de Bolsonaro e ajudar Eduardo
17/05/2025 | 22h32 | Daniel Weterman
Ampliação de vagas na Câmara ignora proporcionalidade e leva projeto à mira do STF; entenda
18/05/2025 | 02h14 | Hugo Henud
Mais em Política
Atendimento
Correções
Portal do assinante
Fale conosco
Trabalhe conosco
Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado
Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no Brasil é culpada de racismo ambiental real: Sheila Gunn Reid.
Notícias Rebeldes
equipe voxara
Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no Brasil é culpada de racismo ambiental real: Sheila Gunn Reid
Sheila Gunn Reid discute como as Nações Unidas têm despejado seus resíduos de construção de instalações de conferências em uma comunidade vulnerável.
RebelNews+ Clipes
RebelNews+ Clipes | 20 de novembro de 2025 | Análise de notícias | 4 Comentários
Em episódio de ontem à noite de O Show de Gunn, Sheila fez o check-in em Belém, Brasil, onde dezenas de milhares de ativistas e delegados sobre mudanças climáticas se reuniram para a 30a conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Embora Sheila normalmente rejeite o uso da frase "racismo ambiental" — como é normalmente usada no Canadá para simplesmente descrever empresas petrolíferas que tentam fornecer empregos bem remunerados em petróleo e gás para povos indígenas em suas comunidades — ela explicou como a ONU está se envolvendo em racismo ambiental real ...
AIEA confirma que Irã enriqueceu urânio no túnel subterrâneo
ANTEL11/01/2012 21:40
ANTD - A Autoridade Salarial Atômica Internacional (AIEA) em 10-1
confirmou que o Irã havia começado a enriquecer urânio em uma instalação nuclear subterrânea em Fordo, no país central.
Comentário
https://m.anninhthudo.vn/iaea-xac-nhan-iran-lam-giau-urani-duoi-ham-ngam-post125596.antd
Enviar comentário
Quais são as razões da profunda crise na escola? É possível encontrar uma espécie de vírus no gene de nossa sociedade e de nosso sistema educativo? Podemos concluir que é urgente uma redefinição do papel da escola e de suas prioridades? Inúmeros pais e educadores, testemunham, estupefatos, a revolução em curso. Interrogam-se sobre as profundas mutações que de forma acelerada vêm ocorrendo em nosso sistema educativo. Porém, nenhum governo, seja de direita ou de esquerda, vem à público esclarecer os fundamentos ideológicos dessas constantes reformas no ensino e tampouco se preocupam em apresentar, de forma clara, as coerências e os objetivos dos métodos adotados. Mas, ainda que tudo nos pareça muito obscuro, podemos encontrar todas as respostas na filosofia da revolução pedagógica que se expõe, em termos explícitos, nas publicações dos organismos internacionais como a Unesco, a OCDE, o Conselho da Europa, a Comissão de Bruxelas e tantas outras. Apoiando-se ...
subversão da verdadeira ecologia, aquela que é respeito pela obra do Criador?
Maquiavel pedagogo, ou A ministério da reforma psicológical 2 ] detalha a revolução pedagógica que se desdobra hoje sobre o planeta. Apoiando-se principalmente em publicações oficiais de organizações internacionais, essa obra mostra que o objetivo dos sistemas educativos atuais não é mais o de prover uma formação intelectual, mas de modificar os valores, atitudes e comportamentos, de proceder a uma revolução psicológica, ática e cultural. Para tanto, são utilizadas técnicas de manipulação psicológica e sociológica.
Este processo, manifestamente revolucionário e totalitário, não encontra nenhuma resistência entre as elites, pertençam elas à direita ou à esquerda. Concebido e conduzido por instituições internacionais, ele envolve o conjunto do planeta e muito raros são os países livres dele. Ele se inscreve no projeto globalista de tomada do poder em escala global pelas ...