VESPEIRO
de Fernão Lara Mesquita
HOME
QUEM SOMOS
DE OUTROS AUTORES
O totalitarismo global vem vindo aí
10 de abril de 2024 § Deixe um comentário
Elon Musk é o único obstáculo à frente do totalitarismo global
Aqui é Michael Shellenberger, falando de São Paulo, Brasil.
Ontem à noite, por volta das 20h, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, anunciou uma investigação criminal contra Elon Musk, dono do X, antes conhecido como Twitter, por supostamente espalhar desinformação, obstruir a justiça e permitir que pessoas banidas por Alexandre de Moraes voltassem a usar as redes sociais para expressar livremente suas opiniões. Alexandre determinou que multará o X em 20 mil dólares, por dia, para cada pessoa banida que Musk permitir voltar a postar e se expressar.
Com essa decisão, Alexandre de Moraes põe o Brasil a um passo da ditadura totalitária.
Os acontecimentos das últimas semanas confirmam que Elon Musk é a última barreira no caminho do totalitarismo global. Sem liberdade de expressão, não pode haver democracia.
Se o X cair, devemos continuar a lutar. Podemos continuar a nos comunicar através do whatsapp, e-mail e outras plataformas de redes sociais, como Facebook e Instagram.
Mas o e-mail e mesmo o whatsapp não substituem completamente a capacidade das redes sociais de partilhar informações simultâneas com milhões de pessoas. E Mark Zuckerberg, o proprietário do Facebook, abriu mão da liberdade de expressão em 2020, após três anos de pressão implacável de ONGs ativistas, membros do partido democrata e anunciantes ideologicamente motivados.
Ja os principais veículos de mídia tradicionais nunca foram tão corruptos e totalitários. Com poucas exceções, fizeram da difusão de desinformação e propaganda governamental o seu modelo de negócios.
Os governos são agentes ativos nesta guerra global contra a liberdade de expressão. No mês passado, a Suprema Corte dos EUA fez uma audiência onde os juízes deixaram claro que concordavam com o fato de o governo pressionar as empresas de mídia social a censurar seus desafetos. Na semana passada, o governo escocês implementou uma lei para reprimir o chamado “discurso de ódio”, incluindo piadas de comediantes. Na Irlanda, o governo quer ter o poder de invadir as casas das pessoas com a polícia para revistar computadores e telefones em busca de “discurso de ódio”. No Canadá, o partido Liberal, no poder, de esquerda, reivindica autoridade para mandar pessoas para a prisão perpétua por coisas que disseram. E a União Europeia capacitou um pequeno grupo de burocratas para decidir o que é verdadeiro ou falso e para exercer censura em massa.
Tudo isto acontece exatamente no momento em que os meus colegas e eu revelamos que as organizações governamentais de inteligência estão trabalhando através de ONGs para interferir nas eleições, espalhando desinformação sobre ativistas populistas e candidatos políticos. Ou seja, os governos exigem censura para proteger a sua capacidade de espalhar desinformação.
Para piorar a situação, os governos estão financiando diretamente a mídia tradicional. O atual governo brasileiro está gastando 30 vezes mais do que o governo anterior em publicidade para os veículos, a fim de espalhar desinformação de seu interesse.
Nunca na minha vida pensei que viveria para ver a ascensão do totalitarismo a nível global. Uma poderosa minoria de elites instruídas em todo o mundo exige a censura, a perseguição e o encarceramento dos seus inimigos políticos. Naturalmente, fazem-no em nome da salvação da democracia. Estou chocado e envergonhado ao perceber que amigos e aliados históricos se tornaram totalitários. A única explicação é que eles estão nas garras de uma psicose em massa, após anos de propaganda midiática e desinformação governamental, alegando falsamente que movimentos políticos populistas são antidemocráticos.
O fato do futuro da liberdade de expressão em boa parte repousar sobre os ombros de um único indivíduo não é algo que qualquer um de nós deva desejar. Não creio que esta seja uma responsabilidade que Elon Musk queira. Ele seria uma pessoa ainda mais rica se não tivesse comprado o Twitter. Ele também estaria vivendo uma vida mais tranquila. Depois que Musk comprou o Twitter, a administração Biden e o Partido Democrata declararam guerra contra ele. Várias agências governamentais entraram com vários processos contra Musk e suas empresas alegando motivos fúteis, de forma muito semelhante à guerra que o governo brasileiro está travando contra ele.
O que foi eventualmente revelado é que, até Musk comprar o Twitter, não tínhamos liberdade de expressão. O governo dos EUA controlava tanto a mídia como as redes sociais. Vimos nos Twitter Files dos Estados Unidos que o FBI orquestrou uma campanha de desinformação e censura para proteger a Família Biden. Começando pela Liga de Inteligência sobre Ameaças Cibernéticas, servidores do Departamento de Defesa dos EUA e do Ministério da Defesa britânico implementaram censura e desinformação enquanto alegavam que apenas aprimoravam a “segurança cibernética”. Depois disso, o Departamento de Segurança Interna dos EUA e o Observatório da Internet de Stanford envolveram-se num esforço de censura em massa em torno das eleições de 2020 e durante a pandemia.
É também claro que as agências de inteligência e de segurança têm trabalhado em conjunto, em todo o mundo, para obter controle sobre as plataformas das redes sociais, a fim de desacreditar, processar e encarcerar líderes acusados de populismo ou de “extremismo de direita”. As provas agora são esmagadoras de que o FBI e o Serviço Secreto estão encobrindo evidências relacionadas ao motim de 6 de janeiro de 2021, no Capitólio em Washington, DC. E ainda há muito que não sabemos sobre envolvimentos suspeitos assustadoramente semelhantes no motim na capital do Brasil em 8 de janeiro de 2023.
Há muito que precisamos fazer para revidar todas essas agressões à democracia.
Share this:COMPARTILHE
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInE-mailMais
Deixe um comentário
Escreva um Comentário
Comentário
« Quarta-feira, 10/4/2024Moraes x Musk: onde essa guerra vai acabar? »
O que é isso?
Você está lendo no momento O totalitarismo global vem vindo aí no VESPEIRO.
Meta
Autor: Fernão
Comentários: Deixe um comentário
Categorias: Artigos de FLM
Blog no WordPress.com.
https://vespeiro.com/2024/04/10/o-totalitarismo-global-vem-vindo-ai/
AIEA confirma que Irã enriqueceu urânio no túnel subterrâneo
ANTEL11/01/2012 21:40
ANTD - A Autoridade Salarial Atômica Internacional (AIEA) em 10-1
confirmou que o Irã havia começado a enriquecer urânio em uma instalação nuclear subterrânea em Fordo, no país central.
Comentário
https://m.anninhthudo.vn/iaea-xac-nhan-iran-lam-giau-urani-duoi-ham-ngam-post125596.antd
Enviar comentário
AIEA confirma que Irã enriqueceu urânio no túnel subterrâneo
ANTEL11/01/2012 21:40
ANTD - A Autoridade Salarial Atômica Internacional (AIEA) em 10-1 confirmou que o Irã havia começado a enriquecer urânio em uma instalação nuclear subterrânea em Fordo, no país central.
Comentário
Seus comentários serão editados antes de serem publicados. Por favor, digite vietnamita com acentos
https://m.anninhthudo.vn/iaea-xac-nhan-iran-lam-giau-urani-duoi-ham-ngam-post125596.antd
Enviar comentário
Jornal eletrônico de Segurança de Capital
Vídeo
AIEA confirma que Irã enriqueceu urânio no túnel subterrâneo
ANTEL11/01/2012 21:40
ANTD - A Autoridade Salarial Atômica Internacional (AIEA) em 10-1 confirmou que o Irã havia começado a enriquecer urânio em uma instalação nuclear subterrânea em Fordo, no país central.
Comentário
Seus comentários serão editados antes de serem publicados. Por favor, digite vietnamita com acentos
Enviar comentário
VÍDEOS
Feche a polícia falsa para enganar a propriedade de 3 estudantes
Junho 20, 2025 23:33
Flip borracha falsa linha de produção de álcool médico
Junho 20, 2025 23:25
Indivíduos que não precisam fechar o BHXH são necessários a partir de 1-7-2025
Junho 20, 2025 21:07
O testemunho do homem que derrubou a motorista abraçando a tecnologia na rua
Junho 20, 2025 4:42
A floresta limpou o ninho de jogo na colina de canela
Junho 20, 2025 4:38
Jogo de incursão na colina de canela, prendendo 24 indivíduos | ATV 20 de junho de 2025
Junho 20, 2025 3:37
Obtendo "insetos" contrata 11 carros, falsifica papéis para usurpar
Junho 20, 2025 1:19
Processar 29 jovens carregando gás desfila...
A Reforma Constitucional e da Legislação Eleitoral Autárquica em Moçambique 2018
by
EISA - Electoral Institute for Sustainable Democracy in Africa
Publication date
2018
Brochura Informativa
O conteúdo da brochura baseia-se nos textos da Constituição da República de Moçambique emendada pela Lei 1/2018 de 12 de Junho de 2018 e da Lei 7/2018 atinente à eleição dos órgãos autárquicos. Esta brochura é publicada em formato digital de forma a poder ser distribuída neste formato ou impressa e disseminada em formato impresso por qualquer entidade que o deseje fazer. A elaboração e disseminação desta brochura é feita com o generoso apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), ao abrigo do seu Programa “Apoio aos Processos de Transição e Eleitorais (STEP)”. Como surgem as reformas Na sequência das negociações entre o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o Presidente do partido Renamo, Afonso Dhlakama, o Presidente Nyusi anunciou a 7 de Fevereiro de 2018 um conjunto de propostas a serem submetidas à Assembleia da República para aprovação e que exigiriam uma emenda constitucional ...
Notícia
Política
Colunas
Coluna do Estadão
Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia. Com Eduardo Barretto e Iander Porcella
Favorito para presidir a CBF responde a processo por fraude em hospital público
Segundo MP, Samir Xaud atuou para falsificar documentos quando era diretor-geral do Hospital Geral de Roraima; procurado, Xaud diz que processo por improbidade administrativa não mostra ‘qualquer indício de irregularidade’
PUBLICIDADE
Por Eduardo Barretto
17/05/2025 | 12h47
O médico Samir Xaud, favorito para presidir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responde a um processo de improbidade administrativa por supostas fraudes quando era diretor-geral do Hospital Geral de Roraima (HGR). Segundo o Ministério Público (MP) estadual, Xaud e outros seis gestores atuaram na falsificação de documentos para simular serviços e geraram um prejuízo de R$ 1,4 milhão ao governo do Estado. A ação tramita na Justiça de Roraima.
Procurado pela Coluna do Estadão, Samir Xaud afirmou, por meio de seus advogados, que o processo não mostra “qualquer ...