Segundo a plataforma, transmissão realizada na quinta-feira (21) viola diretrizes contra desinformação médica sobre a Covid-19. O g1 apurou que canal ficará impedido de publicar novos vídeos e fazer transmissões ao vivo por uma semana.
Por g1
25/10/2021 19h27 Atualizado
O YouTube removeu a live em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) propaga mentira sobre relação entre a vacina da Covid e Aids. O g1 apurou que o canal ficará suspenso por uma semana, o que impede a publicação de novos vídeos e transmissões ao vivo.
Clique aqui para compartilhar esta notícia no WhatsApp
Clique aqui para compartilhar esta notícia no Telegram
A decisão da plataforma de vídeos ocorreu no início da noite de segunda-feira (25) após o Facebook retirar do ar o mesmo conteúdo. Por sua vez, o Twitter sinalizou post de Bolsonaro contendo a mesma mentira, mas manteve link no ar.
O YouTube disse que a publicação de 21 de outubro foi removida por violar suas diretrizes de desinformação médica sobre a Covid-19 ao alegar que as vacinas não reduzem o risco de contrair a doença e que causam outras doenças infecciosas.
Um novo vídeo apareceu no canal de Bolsonaro nesta terça-feira (26), mas o YouTube diz que ele não burla a suspensão. Segundo a plataforma, o conteúdo foi cadastrado como "privado" antes da live ser removida e, após a suspensão, foi alterado para "público" pelos administradores do canal.
SAIBA MAIS
VÍTIMAS DO NEGACIONISMO: A mãe de Adriana só lia fake news, Rodrigo perdeu o pai após ele se automedicar; leia 4 relatos na série especial do g1
Relembre: outros casos em que redes sociais removeram posts de Bolsonaro
Veja comunicado do YouTube, na íntegra:
"Removemos um vídeo do canal de Jair Bolsonaro por violar as nossas diretrizes de desinformação médica sobre a COVID-19 ao alegar que as vacinas não reduzem o risco de contrair a doença e que causam outras doenças infecciosas.
As nossas diretrizes estão de acordo com a orientação das autoridades de saúde locais e globais, e atualizamos as nossas políticas à medida que a orientação muda. Aplicamos as nossas políticas de forma consistente em toda a plataforma, independentemente de quem for o criador ou qual a sua opinião política".
Sem publicar por uma semana
Pelas regras do YouTube, um canal recebe um alerta se descumprir uma regra pela primeira vez. A plataforma havia enviado um alerta a Bolsonaro em julho, que não resultou em suspensão direta do canal.
Com a remoção da live com a mentira sobre vacina e aids nesta segunda, ele recebeu o primeiro aviso (strike), termo que o YouTube usa para indicar que a medida resultará em uma punição para o canal.
Entenda a política de remoção de vídeos do YouTube
Canal pode ser removido após 3 avisos
De acordo com as diretrizes da plataforma de vídeos, o primeiro aviso (strike) impede um canal de realizar ações como enviar vídeos e fazer transmissões ao vivo durante uma semana.
Caso volte a violar as diretrizes dentro de 90 dias desde a primeira ocorrência, o canal de Bolsonaro receberá um novo aviso e a punição será em dobro: duas semanas sem poder publicar.
Se receber três avisos em um prazo de 90 dias, o canal será removido permanentemente do YouTube.
"Vale lembrar que cada aviso leva 90 dias, a partir da data de emissão, para expirar", explica a plataforma.
Nos Estados Unidos, Donald Trump foi suspenso por tempo indeterminado do YouTube. O bloqueio aconteceu alguns dias depois de apoiadores do ex-presidente dos EUA invadirem o Capitólio.
Aids e vacina: entenda por que o Facebook tirou live de Bolsonaro do ar
Aids e vacina: entenda por que o Facebook tirou live de Bolsonaro do ar
Reino Unido confirma que notícia é falsa
Procurado pelo g1, o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido afirma que a publicação é de um site que propaga "fake news" e teorias da conspiração e diz que a história não é verdadeira.
A notícia falsa mencionada por Bolsonaro foi colocada no site conspiracionista beforeitnews.com, que publica textos dizendo que as vacinas rastreiam os vacinados e que milhões de pessoas morreram com as vacinas.
Associação Médica Brasileira: falas sobre vacina e Aids são 'inaceitáveis'
Zahraa Vindhani, oficial de comunicações da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, afirmou ainda que "as vacinas contra a Covid-19 não causam Aids" e que a "A Aids é causada pelo HIV."
Pesquisadores ouvidos pelo g1 também refutam as ideias contidas na publicação falsa (saiba mais aqui).
As falas do presidente Jair Bolsonaro sobre a vacina serão incluídas na CPI da Covid, declarou o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), à GloboNews na manhã desta segunda.
No vídeo abaixo, veja comentário de Valdo Cruz sobre o assunto:
Valdo Cruz sobre nova fake news compartilhada por Bolsonaro: 'Cortina de fumaça para desviar o foco'
Valdo Cruz sobre nova fake news compartilhada por Bolsonaro: 'Cortina de fumaça para desviar o foco'
https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2021/10/25/youtube-live-bolsonaro.ghtml
Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no Brasil é culpada de racismo ambiental real: Sheila Gunn Reid.
Notícias Rebeldes
equipe voxara
Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no Brasil é culpada de racismo ambiental real: Sheila Gunn Reid
Sheila Gunn Reid discute como as Nações Unidas têm despejado seus resíduos de construção de instalações de conferências em uma comunidade vulnerável.
RebelNews+ Clipes
RebelNews+ Clipes | 20 de novembro de 2025 | Análise de notícias | 4 Comentários
Em episódio de ontem à noite de O Show de Gunn, Sheila fez o check-in em Belém, Brasil, onde dezenas de milhares de ativistas e delegados sobre mudanças climáticas se reuniram para a 30a conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Embora Sheila normalmente rejeite o uso da frase "racismo ambiental" — como é normalmente usada no Canadá para simplesmente descrever empresas petrolíferas que tentam fornecer empregos bem remunerados em petróleo e gás para povos indígenas em suas comunidades — ela explicou como a ONU está se envolvendo em racismo ambiental real ...
AIEA confirma que Irã enriqueceu urânio no túnel subterrâneo
ANTEL11/01/2012 21:40
ANTD - A Autoridade Salarial Atômica Internacional (AIEA) em 10-1
confirmou que o Irã havia começado a enriquecer urânio em uma instalação nuclear subterrânea em Fordo, no país central.
Comentário
https://m.anninhthudo.vn/iaea-xac-nhan-iran-lam-giau-urani-duoi-ham-ngam-post125596.antd
Enviar comentário
Quais são as razões da profunda crise na escola? É possível encontrar uma espécie de vírus no gene de nossa sociedade e de nosso sistema educativo? Podemos concluir que é urgente uma redefinição do papel da escola e de suas prioridades? Inúmeros pais e educadores, testemunham, estupefatos, a revolução em curso. Interrogam-se sobre as profundas mutações que de forma acelerada vêm ocorrendo em nosso sistema educativo. Porém, nenhum governo, seja de direita ou de esquerda, vem à público esclarecer os fundamentos ideológicos dessas constantes reformas no ensino e tampouco se preocupam em apresentar, de forma clara, as coerências e os objetivos dos métodos adotados. Mas, ainda que tudo nos pareça muito obscuro, podemos encontrar todas as respostas na filosofia da revolução pedagógica que se expõe, em termos explícitos, nas publicações dos organismos internacionais como a Unesco, a OCDE, o Conselho da Europa, a Comissão de Bruxelas e tantas outras. Apoiando-se ...
subversão da verdadeira ecologia, aquela que é respeito pela obra do Criador?
Maquiavel pedagogo, ou A ministério da reforma psicológical 2 ] detalha a revolução pedagógica que se desdobra hoje sobre o planeta. Apoiando-se principalmente em publicações oficiais de organizações internacionais, essa obra mostra que o objetivo dos sistemas educativos atuais não é mais o de prover uma formação intelectual, mas de modificar os valores, atitudes e comportamentos, de proceder a uma revolução psicológica, ática e cultural. Para tanto, são utilizadas técnicas de manipulação psicológica e sociológica.
Este processo, manifestamente revolucionário e totalitário, não encontra nenhuma resistência entre as elites, pertençam elas à direita ou à esquerda. Concebido e conduzido por instituições internacionais, ele envolve o conjunto do planeta e muito raros são os países livres dele. Ele se inscreve no projeto globalista de tomada do poder em escala global pelas ...